quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Formação de Professores

Ministro quer instituições públicas de ensino implicadas na formação do professor

27/08/2008 12:29:53

Cerca de 750 mil alunos estão matriculados em cursos de graduação em 46 instituições ligadas à Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Dirigentes dessas instituições estão reunidos nesta quarta-feira, 27, em Brasília, para discutir com especialistas e técnicos do Ministério da Educação medidas como a construção de um sistema nacional de formação de professores.

“Queremos aumentar o percentual de professores das escolas públicas formados em instituições públicas”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, na abertura do painel Oportunidade nas Políticas Públicas do MEC para Universidades Públicas e Particulares. Segundo o ministro, a educação superior brasileira responde por mais de 2% da produção científica mundial — supera o desempenho de países como Israel, Suíça e Suécia. Além disso, afirmou, o país é o 15º no ranking dessa produção.

Na visão do ministro, falta, porém, construir pontes entre a educação superior e a básica para que a qualidade das universidades alcance as escolas públicas. “Precisamos construir duas pontes: uma para melhorar a qualidade do ensino e outra para aumentar a produtividade do trabalhador”, afirmou. Para isso, destacou a importância da criação de um sistema nacional de formação de professores para a educação básica que integre todas as instituições públicas de educação superior — federais, estaduais, distritais e municipais. “Estamos recolhendo todos os programas de formação e construindo um marco regulatório para dar consistência ao sistema de formação de professores”, adiantou Haddad.

Um primeiro esboço do sistema de formação ficará pronto até o fim do ano, com a edição de portaria. Entre as sugestões do ministro para que as instituições estaduais e federais ampliem a participação na formação de professores está a ordenação de um plano de expansão de licenciaturas presenciais. “Queremos que as instituições se comprometam com as licenciaturas”, enfatizou.

Inteligência — Além da formação de professores, as parcerias com as instituições de educação superior de estados e municípios podem ajudar o MEC, na avaliação do ministro, a acompanhar o andamento dos planos de ações articuladas (PAR) de cada estado, município ou do Distrito Federal. A partir de um diagnóstico das dificuldades locais, o PAR identifica ações específicas para melhorar a realidade educacional. “Precisaremos da inteligência das universidades”, destacou.

O sistema nacional de professores e o regime de colaboração em torno da gestão integram o sistema nacional de educação, que está “em gestação”, segundo Haddad. Outro componente do sistema é o de avaliação, estruturado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), considerado referência na área.

“Nosso maior objetivo é somar forças para tomar decisões, com impacto em médio e longo prazo, que dêem sustentação às metas previstas no PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação)”, disse o ministro.

Um comentário:

João inácio wenzel disse...

Acho o curso bom mas se torna complicado devido ao grande número de participantes